quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Parque Ecológico da Quinta da Cerca

O parque ecológico da Quinta da Cerca, praticamente desconhecido dos habitantes do nosso concelho, é um dos mais ricos e entusiasmantes sítios para se visitar.
Outrora abandonada e em ruínas, começa a ganhar forma um projecto que se tornará num dos ex-libris do nosso concelho, se já não o é.

"Não existe em todo o país e porventura na própria Europa, um projecto que nas suas 18 valências ofereça, simultaneamente: os novos produtos do turismo cultural, de natureza e em espaço rural; o renascimento agro-silvo-pastoril que permite conter os incêndios, purificar o ar e aumentar as reservas aquíferas; e a educação a lazer ambientais, orientado sobretudo para as famílias, as crianças e os mais velhos."
Parágrafo retirado do folheto "Regulamento de Utilização do Parque Ecológico da Quinta da Cerca"

Nele podemos encontrar uma Quinta de agricultura biológica, reflorestação múltipla, circuito de manutenção integrado na natureza, parque de jogos didácticos, um centro de formação tecnológica, rede de percursos pedonais, um Jardim de Aromas, um parque de Merendas, um viveiro e horto municipal, um arboreto-jardim com a flora mediterranica do Lusiadas, um Centro de Interpretação do Parque e da Região Circundante, alem de estarem a ser projectados um parque de Caravanismo, recuperações de Casas para Turismo Rural, um Centro da Lavoura com loja de produtos regionais e um Vinha de demonstração.
Como vêm existe muito para descobrir no nosso concelho, e por vezes bem perto de nós. Nem só o que é longe tem qualidade. Quem pretender efectuar um visita pode fazê-lo de terça a domingo, a troco de quase nada, sendo que os habitantes do concelho são favorecidos e os grupos de estudantes e de idosos têm entrada gratuita.
Eu visitei e gostei, deviam fazer o mesmo. Deixo-vos algumas fotos para espevitar o interesse.
A Quinta da Cerca fica entre Vilar Seco e Nelas, seguindo pela zona industrial. Perto da antiga fabrica de sabão (ou pirolitos, penso), tem um caminho em terra, com a devida placa de indicação.


Legenda:Cabeça do Guerreiro






Sem comentários: