terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A região no período pós-Revolução

Dou aqui sequência à apresentação de alguns dados estatísticos sobre o nosso concelho e sobre a região no período 1975-1981, ou seja, pós-Revolução de Abril e a escassos anos da adesão à actual União Europeia. Por outro lado, é preciso não esquecer, este período corresponde ao início da construção das casas dos emigrantes, que passaram a fazer parte da paisagem com o seu aspecto típico.
Se bem se lembram as variáveis que escolhi foram o "Total de fogos concluídos para habitação" e quais desses fogos estavam equipados "Com água canalizada", "Com esgotos" e "Com electricidade". Se da primeira vez inseri gráficos com dados sobre o concelho de Nelas e sobre o distrito de Viseu, desta vez apresento dados dos concelhos do distrito mais próximos: Carregal do Sal, Mangualde e Viseu. A apresentação das variáveis jusfica-se por si, pois fazem parte das prioridades quando se pensa em qualidade de vida e satisfação das necessidades básicas das populações.

Concelho do Carregal do Sal - click para ver melhor

A opção de inserir dados de concelhos vizinhos prende-se com a necessidade de perceber a dinâmica regional neste período, creio que todos se lembram da importância sobretudo de Viseu e de Mangualde, neste último caso, por exemplo, era onde se situava o Tribunal de Comarca.

Concelho de Mangualde - click para ver melhor



E Viseu era a grande cidade do interior beirão, aliás ainda é, agora mais cosmopolita. Mas já na altura era uma referência, desde a feira semanal, à Escola Secundária Emídio Navarro, ao mono da Segurança Social, ao comércio da Rua Direita e, basicamente, todos os serviços.



Concelho de Viseu - click para ver melhor

Desta vez sem se mencionar todos os pormenores não se deixam de destacar alguns aspectos da maior importância:
  • Estamos a falar, nos vários exemplos, apresentados em baixos níveis de construção para habitação, capazes de envergonharem qualquer PDM;
  • Mas, apesar desses baixos níveis de construção, nem todas as novas habitações possuiam no período apresentado as infra-estruturas essenciais: abastecimento de água, esgotos e electricidade;
  • A cor amarela diz-nos, entretanto, que a electricidade chegou primeiro do que a água e os esgotos.
  • Pelo menos no concelho de Viseu e de Mangualde a ligação à rede de esgotos parece ter chegado primeiro do que a água canalizada, o que não acontece em concelhos mais pequenos. Sendo certo que estes dois concelhos são com alguma certeza nesta época os mais cosmopolitas do distrito (embora aqui o termo seja excessivo para a época).
Creio que estes dados permitem conhecer um pouco da nossa história, logo que tal seja possível será feita idêntica leitura do momento actual para que se percebam os processos de mudança operados nos últimos cerca de 30 anos. Para que se perceba ao nível do distrito a "Evolução da construção de habitação" sugiro desde já que consultem a infografia do Ecoline, navegando por distrito e clicando depois em Viseu. Mas voltarei a estas questões logo que possível, devem imaginar o trabalho que dá pesquisar os dados e retirar alguma informação deles.

Sem comentários: