quinta-feira, 15 de maio de 2008

Suspender o PDM?

Credo! Suspender o PDM...
Com todo o respeito que me merece o útimo comentário ao texto "Quem deve ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Nelas?" achei que deveria deixar algumas palavras. Num primeiro momento previ apenas um comentário idêntico, mas depois decidi partilhar um texto.
Relativamente à política local e às simpatias de cada um nada tenho a dizer, o mesmo não acontece quanto ao PDM. Quando nos toca a nós queremos construir onde mais se deseja, ou porque o terreno foi herdado, ou porque foi comprado para o efeito, etc. etc. Defendi em tempos que Nelas deveria ter um período de quarentena urbanística de modo a avaliar nesse período o rumo que está a ter e qual o futuro, sendo que não mudei de opinião relativamente a essa matéria.
Deveremos ou deveríamos é ter pronto um PDM suficientemente abrangente para garantir o desenvolvimento do concelho e evitar que sejam constantemente abertas excepções. Não vamos é abolir todas as regras só porque convêm no momento. Isso é pura anarquia. Nelas sofre devido aos erros do passado e vai sofrer cada vez mais. Basta pensar na quantidade de lojas construídas na vila e no estado de abandono de uma parte substancial, sem esquecer que a construção do centro comercial mais importante levou ao quase encerramento do outro e de várias lojas, bem, agora está literalmente às moscas.
É para isto que servirá a suspensão do PDM? Se é contem com a minha oposição. E se for para cada um construir uma segunda casa onde quiser abandonando a que tiver no centro da vila não contem igualmente comigo. Pensem bem em tudo isto e se não estão apenas a pensar na conveniência do momento e, eventualmente, própria. Sem com isto estar a acusar ninguém, estou apenas a fazer uma reflexão genérica.
Na minha opinião o que deve mudar é a filosofia dos PDM, a qual aliás fomenta a construção por tudo quanto é canto, ao ponto do país ter o triplo das casas de que necessita, sendo que muitos portugueses não têm nenhuma. Lamento mas considero que o país deve controlar o impeto da construção, só assim será possível remediar o mal que se fez em vários locais. Embora Nelas não tenha dos piores exemplos não vamos querer com isso seguir os outros, confundido construção civil com desenvolvimento.
Não quero com isto dizer que se feche os olhos a situações específicas, como por exemplo, a instalação de alguma empresa que traga emprego para o concelho, não vamos é confundir as coisas nem entrar numa de "pimar" o concelho com projectos de interesse municipal (PIM à semelhança dos PIN).
Credo! Suspender o PDM...

Sem comentários: