circula a uma velocidade
de 30 quilómetros por hora §
Luís Carreiró, professor de Física na Escola Secundária de Nelas concebeu um carro inteiramente movido a energia solar que já se movimenta pelas ruas da vila.
O "Afla-Sun" é um projecto inédito em Portugal construído totalmente de raiz. Trata-se de um carro eléctrico com a utilização de cinco painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia eléctrica e que, depois, é utilizada para carregar as quatro baterias. "Portanto, o carro é movido pelas baterias, o que lhe permite andar de noite, por exemplo. A partir daí tem o funcionamento eléctrico normal", concretiza o autor.
Com 4,20 metros de comprimentos e 1,75 metros de largura, o "Alfa-Sun", com uma caixa de velocidades automática, circula a uma velocidade de 30 quilómetros por hora, mas poderá atingir uma velocidade de 70 quilómetros "se se aumentar a rotação do motor", assegura o professor de física.
A ideia de construir um carro movido a energia solar, surgiu a Luís Carreiró quando tinha 15 anos e o professor de tecnologia do 11º Ano de escolaridade disse numa aula que um dia o petróleo iria acabar: "Foi uma coisa que me ficou de tal maneira, que fiquei sempre bastante receptivo às energias solares e, quando apareceram os primeiros painéis fotovoltaiscos no mercado, "a primeira coisa que fiz foi construir um carrinho pequeno eléctrico também com painéis, já lá vão dez anos".
Nessa altura faltou financiamento para a ideia inovadora de Luís Carreiró. Só em 2006, depois de ter levado esse carro pequeno a um concurso, lhe foi lançado o desafio para lançar um carro de maior dimensão. O "Afla-Sun", financiado no âmbito do concurso "ciência Viva" custo 11 mil euros "sem mão-de-obra paga e parte do material oferecido".
Em termos de funcionalidade, Luís Carreiró explica que "o carregamento fotovoltaico se destina a pequenas deslocações", com autonomia de cerca de duas horas, "mas para cidade era mais do que suficiente e com consumo a custo zero". Nesse sentido, o criador considera que, embora não havendo carros destes no mercado, seria possível avançar para um processo de comercialização. "Se eu, licenciado em Química, consigo fazer um carro, com certeza que as grandes empresas teriam muito mais facilidade em fazê-lo", admite.
Apresentado na Feira das Oportunidades, que decorreu em Viseu em Junho, e a circular a uma velocidade de 30 quilómetros por hora nas ruas de Nelas, uma empresa especializada está nesta altura a conceber a carroçaria: "Acho que vai ficar cabrio". Luís Carreiro acrescenta que o projecto ainda não está terminado. Dentro de um ano irá trabalhar no sentido de lhe dar mais velocidade e tornar o carro "mais eficiente", para, quem sabe ser no futuro uma realidade no mercado.
"Toda a gente sabe que o petróleo vai acabar, só que, em termos de estratégia global estamos a pagar os erros de dezenas de anos de políticas erradas", alerta o professor.
"Ciência Viva" apoia projecto.
O "Afla-Sun" é financiado pelo concurso "ciência Viva" e custou 11 mil euros.
O "Afla-Sun" é um projecto inédito em Portugal construído totalmente de raiz. Trata-se de um carro eléctrico com a utilização de cinco painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia eléctrica e que, depois, é utilizada para carregar as quatro baterias. "Portanto, o carro é movido pelas baterias, o que lhe permite andar de noite, por exemplo. A partir daí tem o funcionamento eléctrico normal", concretiza o autor.
Com 4,20 metros de comprimentos e 1,75 metros de largura, o "Alfa-Sun", com uma caixa de velocidades automática, circula a uma velocidade de 30 quilómetros por hora, mas poderá atingir uma velocidade de 70 quilómetros "se se aumentar a rotação do motor", assegura o professor de física.
A ideia de construir um carro movido a energia solar, surgiu a Luís Carreiró quando tinha 15 anos e o professor de tecnologia do 11º Ano de escolaridade disse numa aula que um dia o petróleo iria acabar: "Foi uma coisa que me ficou de tal maneira, que fiquei sempre bastante receptivo às energias solares e, quando apareceram os primeiros painéis fotovoltaiscos no mercado, "a primeira coisa que fiz foi construir um carrinho pequeno eléctrico também com painéis, já lá vão dez anos".
Nessa altura faltou financiamento para a ideia inovadora de Luís Carreiró. Só em 2006, depois de ter levado esse carro pequeno a um concurso, lhe foi lançado o desafio para lançar um carro de maior dimensão. O "Afla-Sun", financiado no âmbito do concurso "ciência Viva" custo 11 mil euros "sem mão-de-obra paga e parte do material oferecido".
Em termos de funcionalidade, Luís Carreiró explica que "o carregamento fotovoltaico se destina a pequenas deslocações", com autonomia de cerca de duas horas, "mas para cidade era mais do que suficiente e com consumo a custo zero". Nesse sentido, o criador considera que, embora não havendo carros destes no mercado, seria possível avançar para um processo de comercialização. "Se eu, licenciado em Química, consigo fazer um carro, com certeza que as grandes empresas teriam muito mais facilidade em fazê-lo", admite.
Apresentado na Feira das Oportunidades, que decorreu em Viseu em Junho, e a circular a uma velocidade de 30 quilómetros por hora nas ruas de Nelas, uma empresa especializada está nesta altura a conceber a carroçaria: "Acho que vai ficar cabrio". Luís Carreiro acrescenta que o projecto ainda não está terminado. Dentro de um ano irá trabalhar no sentido de lhe dar mais velocidade e tornar o carro "mais eficiente", para, quem sabe ser no futuro uma realidade no mercado.
"Toda a gente sabe que o petróleo vai acabar, só que, em termos de estratégia global estamos a pagar os erros de dezenas de anos de políticas erradas", alerta o professor.
"Ciência Viva" apoia projecto.
O "Afla-Sun" é financiado pelo concurso "ciência Viva" e custou 11 mil euros.
Fonte: Jornal do Centro
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