terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Carnaval no concelho de Nelas - a tradição do carnaval de Canas de Senhorim

"Aproveite esta época do ano e venha a
Canas de Senhorim


Para além do fantástico carnaval de cariz popular que se desmarca dos habituais cortejos abrasileirados que ocorrem por esse país fora, pode aproveitar para admirar a robustez arquitectural que o granito imprime às nossas casas e desfrutar da maravilhosa paisagem que o maciço da serra proporciona.
Situada entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo disponibiliza a quem a visita óptimas condições de alojamento e dispõe de excelentes restaurantes onde pode encontrar uma ampla diversidade de soluções gastronómicas, todas com o cunho típico dos sabores e costumes da região.
Passeie palas redondezas e aprecie o encanto e a hospitalidade das gentes que povoam as aldeias vizinhas. Repare nos campos, na lavoura e nas casas tipicamente beirãs. Tire partido da génese rural que ainda caracteriza a vivência dos seus habitantes. Aventure-se pelas matas adentro e contemple pausadamente a fantástica profusão de cores. Delicie-se com os cheiros e com a vivacidade do amarelo com que, por esta altura do ano, as mimosas e as giestas timbram a vegetação.
Após a digressão, saboreie o precioso vinho do Dão que, de braço dado com a morcela, a chouriça, a fatia de queijo da Serra e um naco de broa, lhe hão-de aconchegar a alma e aquecer o corpo.


Por tudo isto e por tudo aquilo que aqui não cabe
venha passar o Carnaval a Canas de Senhorim"

Nota: Texto enviado por Portugal suave

4 comentários:

Anónimo disse...

Sr. José:

A usurpar textos sem autorização dos autores do mesmo?

Não tem capacidades para desenvolver um sozinho?

Pelos vistos pelos lados de nelas vale tudo!

José disse...

Insiro como comentário para não entrar em discussões, digo apenas que o texto obviamemente não é meu, foi-me enviado e como tal publiquei para que seja divulgado em todo o país e onde chegue o blog.

x disse...

"pelos lados de nelas vale tudo"

Realmente é uma frase de um sentido verdadeiramente maléfico, até estupido.

Pelos lados de Nelas e no concelho de Nelas, que obviamente compreende todas as freguesias do concelho, repito todas, não vale tudo. Ainda para mais quando diz respeito a este blog.

O senhor anónimo que se julga tão genuíno e escandalizado por ver o seu texto, ou de outrém, publicado, devia ter mais cuidado com as suas acusações, sendo elas graves.

O José publicou um texto que lhe foi enviado, referiu a fonte, não vejo o porque de tal celeuma.

Se quer que o texto seja retirado, apresente-se, revele-se, faça soar a sua indignação às pessoas que tentam fazer alguma coisa pelo CONCELHO DE NELAS, independentemente de todas as guerras e discordancias que existem. È um blog de união e não de desunião. Nelas e Canas têm o mesmo tratamento.

È fácil esconder-se atrás de um anónimo e mandar farpas em todo o sentido, mas repito, se quer o texto retirado, ou referida a verdadeira fonte, vai ter de se dirigir a um dos administradores do blog e aí sim, veremos se tem fundamento essa indignação precoce.

Como diz o outro...deixem jogar o mantorras...

... à pois...é mais fácil rasgar em tudo o que mexe.

José disse...

De referir que com a pressa inicialmente faltou a referência à fonte, todavia creio que a questão não é relevante, em causa está a divulgação das iniciativas da região como um todo. Os separatismos não me interessam, aliás sempre defendi que se deveria evoluir para a reforma dos concelhos e mesmo para a extinção de alguns, o modelo já não se presta a nada.