terça-feira, 10 de março de 2009

Arre-burro! Vamos celebrar Asnelas e o seu passado

Serve esta entrada para aludir um pouco ao passado de Nelas, embora não me caiba a mim assumir o papel de defensor da localidade, ainda que ache incompreensível como é possível nenhuma voz se levantar quando outras vozes apontando para divergêncis do foro político-administrativo chegam a "malhar" (usando o termo da moda) nas gentes de Nelas, sem que os habitantes anónimos tenham qualquer culpa. Basta fazer uma breve pesquisa pelo termo Asnelas para se perceber o que é dito e quem o diz, lamento que assim seja:
  1. Pelo simples facto de se gastarem energias que poderiam ser muito úteis se usadas em prol do concelho;
  2. Creio que o alvo contínua a ser apenas um e deriva de uma contenda pessoal, pois não quero acreditar que século e meio após a criação do concelho de Nelas persista todo este antagonismo;
  3. É lamentável que a vila de Nelas esconda a sua toponímia, como que por vergonha ou como sintoma de um estado de profunda letargia, aliás visível nos debates que não promove e nas interdependências que gera, numa espécie de onda de filiação clubística (embora inclusivamente viva de costas voltadas para o clube).
Sobre Asnelas lamento que a vila, através da Câmara, da Junta de Freguesia ou da dita sociedade civil não recupere "as suas tradições e símbolos". Se o burro é um dos mais importantes símbolos da vila não vejo porque motivo não se celebre. Lamento que as únicas referências na internet a Asnelas acabem por se confinar a aspectos de contestação. Nelas seria certamente um concelho diferente se fosse capaz de se pensar como uma região e não como uma luta de casas senhoriais, o que infelizmente é a imagem do próprio país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vozes de burro não chegam ao céu. :D