sábado, 25 de abril de 2009

Que falta de civismo e de responsabilidade

Organizam-se festas e outros eventos, os partidos mobilizam-se, os poderes não se retraem, contudo é nas pequenas coisas que mais nos esquecemos e somos esquecidos. Cartazes e anúncios não faltam, de parte a parte, a anunciar as comemorações por cá do 25 de Abril, porventura por parte de quem designava os defensores de Abril por vermelhos, coisas da história.

Como digo, quer nós enquanto cidadãos, quer os organismos públicos falhamos nas pequenas coisas. Destaco a falta de civismo que a imagem apresenta. Não acho é os cidadãos sejam os únicos culpados, faltam, nomeadamente, acções de sensibilização e fiscalização. Este é verdadeiramente o 25 de Abril, não o da liberdade tomada no sentido de objectivo comum, mas o do desmazelo e livre arbítrio. O caso que apresento pode ver-se entre o Vale do Gato e a linha de caminho de ferro, mas infelizmente não é caso único.

Ainda relativamente aos lixos, agora sem ser despejos, o reverso é que "quem de direito"parece abdicar das suas responsabilidades. Sei que algumas localidades não possuem sequer ecoponto e outras, como é o caso do Folhadal, possuem mas não servem para nada pois não são despejados. Tirei esta fotografia na Semana Santa, nessa altura foi colocado um sinal de proibição de estacionamento, isto porque mudaram o modelo do ecopontos e mudaram o local onde se encontrava - da Rua da Coelha para o Largo do Comércio. Não se limitaram a aumentar os problemas de estacionamento, "esqueceram-se" dos ecopontos, os quais, embora o lixo à volta seja retirado pelos varredores, segundo parece nunca foram despejados.

Uma nota sobre o último post, caso o meu comentário não seja suficiente. É óbvio que é da responsabilidade de quem o inseriu, embora neste e noutros momentos iniciativas políticas sejam da responsabilidade de quem as organiza, devendo fazer uso dos meios próprios de divulgação.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma prova provada que o objectivo dos nossos decisoures é inovarem, criarem sensação, gastarem dinheiro conforme o duodécimo, mesmo que por isso criem atropêlos, inconveniências e vergonha à população, que de perto são obrigados a lidar com essas tais "genicas"....Passa-se o mesmo numa terra do concelho, que serviu de berço, a alguns desses ditos...LAMENTA-SE a falta de brio, a falta de respeito e a pouca atenção, que o eleitorado lhes merece !!!...

Anónimo disse...

FORÇA JOSÉ.
PORQUE JOSÉS COM ESTA OPORTUNA FRONTALIDADE, no concelho de Nelas, HÁ MUITO POUCOS.
Ou antes, poderá haver mas, têm muito mêdo das consequências...!!!...

Anónimo disse...

Pelo que atrás foi dito, e noutras ocasiões como comentários, acho muito melhor, MUITO bem e até MUITO preferível, que os tais decisoures passsem a usar nas funções que lhe estão destinadas a sua parte direita do cérebro, porque da parte esquerda, os seus pensamentos já não estão a resultar.!.ISTO PARA BEM DA POPULAÇÃO DESTE ILUSTRE CONCELHO DE NELAS, COM AS SUAS NOVE FREGUESIAS...

r disse...

falta de espaço nos ecopontos?não há crise, o pessoal improvisa. é claro que a culpa não é de quem lá põe o lixo, mas de quem não o tira.

Anónimo disse...

Os decisoures . por ainda usarem a parte esquerda do cérebro para as suas decisões, não são capazes de perceber e acompanhar autilidade desses ecopontos, porque está á vista não lhes darem serventia conveniente... Depois o povo tem que improvisar, pois claro...
Parece-nos que o que mais lhes interessa, são os concursos públicos ou não, para os adquirir. De futuro,contentam o seu Ego, com a paisagem,e a fotografia do progresso em ecologia, logo que colocados,muitas vezes em locais,muito discotíveis...

Anónimo disse...

auturia dos comentários nºs. 1,2,3 e 5 = antóniodos300.
Estas criticas construtivas Têm contado com muito poucos. Por favor,para limar o que tem andado muito mal, juntem-se a nós; mas, só no espírito do progresso, de corrigir os decisoures porque ninguém é perfeito e tentar fazer com que os parcos recursos monetários estiquem para muito mais obra-útil-a-favor-das-populações deste nosso concelho de EX-ASNELAS... (antóniodos300)