domingo, 6 de setembro de 2009

XVIII Feira do Vinho, Nelas 4 a 6 de Setembro de 2009























1 comentário:

Rute Loureiro disse...

Limito-me a transcrever o post que deixei no Indigente (blog de Santar) e que tem o único fim de expressar o meu pensar acerca de algumas actividades desenvolvidas em Nelas, suposto Coração do Dão:

"PUM PUM !!

Eis que vemos finalizada mais uma feira do Vinho (de Nelas)… e durante estes três dias em que não resisti a tomar presença naquele que é um dos eventos que mais caracteriza e dinamiza a nossa região, fui pensando…
Dizia a Sra. Dra. Isaura Pedro, na abertura da Festa, “bem vindos ao Coração do Dão”… não tive coragem para me levantar e perguntar “AH?”.
Porque afinal algumas das revindicações Canenses têm razão de ser… e cabe ao Povo acabar com esta corrente que “puxa” para Nelas o que é de mais costumado e mais precioso a algumas freguesias, como se a comunidade Nelense tivesse fundo histórico, essência para acolher determinado tipo de evento que não tem aí o seu berço. Por isto são “meios-eventos” ou “eventos de fachada”.
O coração vitícola, o coração histórico, o Coração do Dão é Santar! Somos nós donos de Solares, do grande e famoso vinho, das paisagens que o criam e até do enoturismo do ano… pergunto eu: o que tem Nelas?! Que estofo tem Nelas?!
Nenhum. É mais um erário, porque sim!
Não podendo apontar o dedo ao actual executivo camarário, porque afinal só deram continuidade ao que algum desconhecedor deliberou peço, Meus Senhores, trata-se de uma questão de dividendos. As pessoas têm que falar em Vinho do Dão e lembrar-se de Santar e não de Nelas… porque Nelas não tem história, não tem secularidade de tradição vitícola… porque Nelas como não tem um Carnaval autêntico, também não tem uma Feira do Vinho autêntica. Santar é a entretela exemplar para esse evento e, modéstia à parte, é mais bela, mais autêntica, mais valiosa e preciosa do que Nelas algum dia será, (por mais eventos de que seja palco)
Espero que no próximo ano os foguetes, PUM PUM, estalem aqui!"