terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia do não fumador

Isto de se comemorar dias de isto e daquilo é na verdade uma grande treta, embora do ponto de vista de quem os promove tenham os seus méritos, até porque, de outra forma, não estaria aqui mais uma vez a deixar mais uma vez a deixar uma nota sobre o tal dia. De qualquer modo, é um dos temas que tenho referido com uma acentuada frequência pelo facto de pelas nossas bandas, na minha opinião, não se estar a cumprir a lei que proíbe o tabaco na maioria dos estabelecimentos, permitindo-o apenas em locais preparados para o efeito, que numa leitura generalizada parecem ser todos, mesmo que a lei diga o contrário. É incrível a falta de autoridade. Subitamente, em todos os cafés e afins qualquer fumador pode sacar do seu cigarro, sem qualquer preocupação, as únicas palavras que escutam são "quer um cinzeiro?". Para que servem as leis se não são para cumprir?

P.S. Não tenho nada contra os fumadores, nem isso que está em causa: o cumprimento da lei e a acção do Estado como agente fiscalizador, da qual mais uma vez parece abdicar.

1 comentário:

Anónimo disse...

A multa será que a paga, o cliente?
A ausência dos clientes, por essa restrição, será que a paga o dono do estblecimento?
Então também por isso, é que o mundo é muito complicado...
Lei é lei, mas só às vezes...
Netes casos os transgressores ficam sempre melhor, do que as vítimas..., porque estas pensam uma coisa, e depois de despesa feita nesse local, sai-lhe outra. Enfimn, mais uma vez P O R T U G A L...