terça-feira, 29 de dezembro de 2009

"Nós por cá" temos um esgoto a céu aberto

Agora que a SIC exibiu uma reportagem sobre a ETAR que não existe na Póvoa da Roçada (vejam-na neste link) pode ser que o problema posso ser inscrito na agenda política e, com sorte, daqui a poucos anos o problema estará resolvido. Infelizmente de nada serviram os meus sucessivos alertas, o problema como todos sabem não é de hoje, creio que é mais uma daquelas situações herdadas das intervenções realizadas após a adesão à actual União Europeia mas, por incapacidade ou porque desde então nunca o ambiente foi uma prioridade política, a situação arrastou-se até chegar à televisão. Os alertas foram lançados previamente, os responsáveis políticos sabiam e sabem o que se passa, contudo cruzaram os braços, até porque não são directamente afectados.
Como escrevi aqui recentemente o problema não é apenas de Nelas, o problema dos esgotos atinge números que na minha opinião são dramáticos, ainda assim, depois de se retirarem os efluentes dos centros urbanos, não merecem a atenção necessária. Sendo que foram gastos milhões de euros e tudo está praticamente como estava no 25 de Abril de 1974. Ora ligam-se as habitações à rede de esgotos e depois os caudais não recebem qualquer tratamento por falta de soluções; ora existem soluções de tratamento mas não existem emissários. Como resultado de tudo isto surgiram ontem os mais recentes dados do SNIRH-Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos - Instituto da Água, a partir dos quais se conclui que a qualidade da água dos rios nacionais sofreu um agravamento em 2008, facto que até nem espanta, pois os dados demonstram que de 1995 a 2008 foi pouco significativa a melhoria da qualidade da água no país.
O que nos custa mais, a mim em particular, por um lado, pelo facto de ser um tema pelo qual tenho especial interesse e, pelo outro lado, porque constitui um grave problema na nossa terra, embora exista falta de informação isenta sobre o estado das ETAR's do concelho. Não pensem com isto que me dirijo ao actual elenco camarário, nada disso. Se é verdade que após um mandato não se percebe o motivo do arrastar do problema, também é verdade que é uma herança de décadas e para a qual, a seu tempo, houve verbas, aliás muito dinheiro, disponíveis. E quem sofre com isto? Primeiro as populações directamente afectadas, depois todos nós, pois a água é um bem cada vez mais escasso e ser assim tratada manifesta ou ignorância ou desprezo, mas como digo é um problema nacional e assim tratado de norte a sul.
Sobre o funcionamento das ETAR's mantenho o que já avancei anteriormente - a necessidade de existir, em Nelas ou em qualquer outra localidade, de uma Comissão de Acompanhamento independente, cujo objectivo passe, tal como o nome indica, pelo acompanhamento do funcionamento destas estruturas, o que implica visitas frequentes e a elaboração de relatórios para posterior divulgação. Da minha parte, sem esperar ganhar nada com isso, estou disposto a colaborar com tal iniciativa caso algum dia avance.

9 comentários:

Anónimo disse...

QUE VERGONHA, MEU DEUS. INFELIZMENTE SÓ APARECEMOS NA TELEVISÃO POR CAUSA DESTAS COISAS.

®efeneto disse...

Um 2010 cheio de saude, amizade e projectos são os meus votos pessoais e da equipa do Canas em Peso.
Um sincero abraço colectivo.

Anónimo disse...

É o resultado da governação do Zé Correia e da Fátima Coelho...

Anónimo disse...

Sim, sim. E este executivo, assobia para o ar? Já vão para o 5º ano. Deixem de sacudir a água do capote sempre para cima dos outros... e trabalhem e produzam mais.

Anónimo disse...

cantando,palreando e rindo também se avança.....

Anónimo disse...

nesta reportagem entrevistaram as pessoas erradas e nao foram ao local pior. o doutor marques devia de estar calado ele bem sabe o que tem andado a fazer.

Anónimo disse...

Ele bem sabe o que tem andado a fazer?!?!..
O que é que isso quer dizer,?
Que tem desempenhado mal o seu papel, de responsável autárquico?
Acho que não se nota que ele ande nessa vida, por demasis distraído.
Ou será que até talvez se note. Por mim acho que tem andado bastante atento no seu desempenho autárquico.!

Anónimo disse...

este blog é apoiante da coligação que lidera a camara municipal de nelas. isto sim é vergonhoso!!!

x disse...

"este blog é apoiante da coligação que lidera a camara municipal de nelas. isto sim é vergonhoso!!!"

RIR