quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lei do tabaco motivou 86% das acções de fiscalização da ASAE em 2009

Segundo as notícias de hoje 86% das acções de fiscalização da ASAE realizadas nos três primeiros trimestres de 2009 foram sobre a aplicação da lei do tabaco, ou seja, nesse período 29 603 das 34 413 acções de fiscalização realizadas foram à violação da nova lei do tabaco.
O que impressiona não são tanto os números, como já referi em textos anteriores, o que me impressiona é que se sabe que a lei praticamente só é respeitada e fiscalizada nas grandes cidades, pelo menos em Lisboa, pois na nossa terra e em dezenas de outras do interior do país e mesmo sem ser do interior, qualquer uma mais periférica, ou a ASAE não chega ou os cidadãos habituaram-se a achar que a lei não se aplica a eles. Isto quem diz a lei do tabaco diz outra qualquer e em todo o lado, a diferença é que, por acção da ASAE ou por efeito de uma "mão invisível", os cidadãos e os agentes económicos são mais cautelosos. Em Nelas praticamente desapareceram os cafés onde era proibido fumar, não sei mesmo se existe algum (bem no bar da Associação do Folhadal não é permitido, pelo menos aí sei que não é, mas a sua função neste caso é outra). E o argumento dos agentes económicos é simples: "se no local X fazem assim, faço também, pois não quero perder clientes". E, digam o que disserem, tais pretensões está são legítimas do ponto de vista do mercado, o problema é existir tanta impunidade, tanta falta de autoridade que venha repor a lei, esse é o problema.
Lei do tabaco motivou 86% das acções de fiscalização da ASAE em 2009
Infelizmente isto acontece em vários domínios da vida pública, basta pensar no pagamento de impostos, quem paga não é quem tem maiores rendimentos, é que precisa de ter a sua situação regularizada para continuar a receber o seu salário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão. É uma completa vergonha! Em Nelas então nem se fala…

Quase que deixei de ir à maior parte dos cafés em Nelas por causa dessa situação, parece que essa lei em Nelas não existe.

Não sei se são todos os cafés, mas aqueles que eu visiteis… todos eles são de fumadores. Isto é, estão a infringir a lei…

Um exemplo disso é o Altus Bar, à uns tempos esse bar tinha uma zona de fumadores e outra de não fumadores, neste momento, em todo o lado desse bar se fuma. À uns tempos atrás fui lá com uns amigos de fora, e passados 10 minutos tivemos que sair de lá, pois tínhamos os olhos a arder, e com a roupa a “tresandar” com aquele cheiro a fumo insuportável. O fumo era tanto, que até parecia que nem o sistema de “aspiração” funcionava… se calhar não funcionava mesmo. Resultado: Deixei de ir a esse bar.

Mas não é só este bar, já entrei em outros e também ví gente a fumar. No entanto o fumo era muito menos e não incomodava tanto…

Enfim, as pessoas donas desses bares ainda não perceberam que eles próprios são os mais prejudicados, pois na maior parte das vezes são eles que passam lá o dia-a-dia…, logo, são eles que levam com aquele fumo diariamente.

Mais tarde podem vir a sofrer as consequências…