segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A minha terra é a minha terra

Procuro evitar registos na primeira pessoa, contudo por vezes é a única forma de abordar algumas questões. Nesta nota que aqui deixo não se trata disso mas pode ser entendido como tal. Seja como for não é um registo intimista, trata-se apenas de relembrar que sendo natural do concelho de Nelas não esqueço as minhas verdadeiras origens, sou do Folhadal como sabem. Tenho tentado da forma possível e sei combater quer uma certa expressão de centralismo, quer de apatia reinante cá no burgo. Não significa que abandone este blog, mas começo a sentir-me sozinho nesta tarefa e em termos locais o que entendo ser uma oportunidade para a mudança (não por causa do blog é certo, mas de vários domínios da vida pública) é na prática uma oportunidade para sedimentar poderes instituídos, quer sejam formais como informais. Em parte como resultado de tudo isto, o concelho evita pensar-se, aliás tal como o país, mas aqui como uma expressão particular. O caso da vila de Nelas é assustador e ao mesmo tempo emblemático, pois em termos de debate seja do que for é uma localidade amorfa, pálida, desfeita em vénias seja a quem for. São os poucos movimentos de fora da vila que dão expressão ao concelho, permitindo-lhe chegar a todo lado nomeadamente através da internet.
Serve este desabafo - pois é sobretudo um desabafo, mas também mais um apelo, pois temos obrigatoriamente de sair desta letargia - para dizer que retomo, se é que algum dia abandonei, o mesmo registo original. Não, não falo em escrever para o Planalto, pois esse sucumbiu face aos desafios que tinha pela frente, mas sim em dar mais atenção ao blog do Folhadal. Como podem ver dei uns retoques mínimos à imagem e a partir daqui pretendo, sempre que possível, dar-lhe mais atenção. É certo que a minha vida não são blogs, todavia usar uns minutos do dia-a-dia pela minha terra é sempre algo que fiz com agrado e assim espero continuar. Quanto ao futuro deste blog não depende só de mim, no entanto não será um blog apenas da minha autoria, sempre o pensei como uma iniciativa de muitos para todos, mas sobre isso já falei várias vezes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nelas mama à conta das suas 8 freguesias e de todas povoações e nunca retribui. Fala em concelho unido para apenas para tirar daí dividendos. Não pratica o desenvolvimento harmonioso, nem valoriza o que cada localidade tem de bom. Quando algo há de bom, copia com melhores meios financeiros, numa tentativa de matar tudo à sua volta e assim absorver.

Como isto pouco ou nenhum trabalho dá, Nelas é uma localidade amorfa e sem alma. O mais triste é que já conseguiu fazer isso com a colaboração de muito boa gente das tais oito freguesias.

José disse...

Concordo em parte, creio é que deveremos colocar o dedo na ferida certa, não é a freguesia de Nelas, é a vila de Nelas. O motivo é simples - está politicamente organizada. E como tudo gira à volta da política...