segunda-feira, 1 de março de 2010

Limpar Portugal com o alto patrocínio do Sr. Presidente da República

A iniciativa "Limpar Portugal" recebeu hoje o alto patrocínio do Sr. Presidente da República.
"Limpar Portugal" é o nome de uma iniciativa inicialmente de educação ambiental, mas que se afirma cada vez mais como um exercício de cidadania pró-activa, que no próximo dia 20 de Março irá certamente deixar o país mais limpo.
Para quem não sabe a ideia surgiu da Estónia, o objectivo passa recolher o máximo de lixo possível existente na floresta nacional (onde exista floresta). O que se traduzirá na melhoria das condições ambientais e visuais da nossa floresta, na prevenção de incêndios e na sensibilização de quem se dedica a depositar lixo em floresta alheia a mudar de atitude.
Como podem ver através do página principal da iniciativa a campanha está organizada por concelhos, podendo os moradores inscrever-se no concelho de residência ou outro que desejem. Para quem desejar inscrever-se no núcleo de Nelas deve consultar e registar-se deste endereço ou basta clicarem numa das imagens. A iniciativa conta já com vários voluntários inscritos e com o apoio de entidades públicas e privadas, o mesmo é dizer que tem tudo para se transformar num momento de confraternização e de demonstração da importância que a floresta ainda tem. Por outro lado, certamente que demonstrará que quando queremos conseguimos.

Não fiquem de fora, toca a inscreverem-se...

...dia 20 de Março vamos "Limpar Portugal"

9 comentários:

®efeneto disse...

Pena é que, como foi dito por duas responsáveis do projecto em Nelas na Assembleia Municipal , apenas as Juntas de Freguesia de Nelas e Canas de Senhorim tenham aderido a iniciativa. Espero entretanto que este meu desabafo já não seja verdade.
Vamos apoiar o projecto.
Cumprimentos.

José disse...

Infelizmente o Ambiente ainda é visto com desconfiança, é de lamentar tal visão mas é o que temos. Como em muitos casos a questão é mais vasta, prende com uma certa forma de viver a floresta, capaz de aproximar as pessoas e de as mobilizar, isto num país que gasta fortunas a combater incêndios mostra que o dito Ambiente é mais que meia dúzia de "loucos", é um tema transversal...

®efeneto disse...

Toda a razão. O que não se compreende é que nesta região onde a floresta tem um papel preponderante apenas duas Juntas de Freguesia se tenham disponibilizado a apoiar com equipamentos, esta iniciativa. Fiquei abismado quando essa noticia foi dita na ultima Assembleia Municipal onde duas jovens vieram apelar (quase de joelhos) às Juntas de Freguesias presentes. Depois não venham dizer que é falta de informação pois a Câmara Municipal de Nelas á muito que a anda a fazer. Enfim, tal como disse no comentário anterior espero que neste momento esteja a mentir pois a AM já se realizou á 3 dias.

José disse...

Infelizmente não é caso único, não aponto é o dedo a ninguém, na verdade aponto a todos, pois o concelho nunca teve nenhum responsável político preocupado com as questões ambientais (o que inclui ordenamento do território e qualidade de vida). Sabemos que a agenda política é fortemente marcada pela gestão corrente das autarquias, contudo deveria eleger um tema, que fosse, que viesse a merecerr uma forte aposta. Falo, necessariamente, da especificidade de cada concelho, não vamos apostar em apoios de praia quando temos floresta (se bem que até esta questão deveria merecer interesse, o Mondego já teve mais e melhor atenção). Tenho ao longo dos anos insistido na necessidade e obrigação de se cuidar da floresta, nada foi feito, nem da parte de quem manda, nem da nossa parte, pois como cidadãos temos responsabilidades. O problema em Nelas e concelhos vizinhos é de maior amplitude do que parece, basta pensar que sem matéria-prima duas das principais empresas da região deixam de funcionar, nomeadamente se os custos de transporte desta matéria-prima se tornarem incomportáveis. Era bom debater-se esta aspecto, pois o Ambiente e quem o defende não são uma ameaça mas sim uma oportunidade para quem tiver alguma lucidez para o fazer, se o objectivo é o imediato estamos bem tramados...

Anónimo disse...

é folclore a mais, contudo estaria de acordo se isto resolvesse o problema do lixo, como se este tema se resumisse a 1 dia.
As autarquias que cobram taxas de lixo é que têm que limpar,
porventura sou empregado da câmara de nelas???

a nova secretária espanholha que trabalhe, pelo menos que vá distribuir àgua, mas que vá embrulhada na bandeira Portuguesa

Anónimo disse...

Vamos lá limpar o que os outros deitam fora e substituir quem tem responsabilidades de lutar contra estas coisas e nada faz.

Mas temos de fazer isto todos os anos, provavelmente.

Folclore para promoção de uns quantos à custa de muitos. Comigo não contam. Eu não deito lixo fora do circuito instalado.

José disse...

Nestas coisas como em muitas outras cada um é livre e soberano, embora não esteja envolvido nesta iniciativa, ou talvez por isso o possa afirmar, creio que tem a particularidade de não se colar a politiquices e, curiosamente ou não, não ser organizada pelas ditas organizações não-governamentais de ambiente, é uma iniciativa da sociedade civil, talvez por isso mereça maior simpatia. Ainda assim concordo com parte das criticas que têm sido feitas, nomeadamente a ausência de fiscalização e a falta de civismo de muitos, sendo que uma coisa leva a outra...

Anónimo disse...

é politica, as entidades públicas vão participar de qualquer jeito, cedendo utensilios, luvas, viatura de recolha, etc.., portanto vamos lá a passar um dia diferente.
Por mim vou aguardar e ver pela televisão o grande movimento de limpeza.

Anónimo disse...

Ja agora podiam aproveitar e fazer uma limpeza dentro da Camara Municipal e mandar aqueles imcompetentes e faxistas todos para o lixo. Mas atenção, teriam de ser incinerados para nao serem reaproveitados.