terça-feira, 6 de abril de 2010

"Vamos plantar Portugal" - e que tal o concelho agarrar esta ideia?

Depois de Limpar (a propósito não sei qual o balanço) está na hora de Plantar Portugal, para o efeito eis que surge o movimento Vamos Plantar Portugal. O nosso concelho e toda a região bem precisam, pois não basta o abandono das terras, a floresta após sucessivos incêndios é coisa que não abunda, dá lugar ao mato, que após uma invernia como a de este ano é quase certo que se transforma em combustível que alimentará incêndios e mais incêndios. Falta ainda a limpeza das matas existentes, pena é que os organismos públicos se limitem a dar subsídios e nada façam para manter as pessoas ocupadas, pois a floresta seria transformada em riqueza, sobretudo pelas nossas bandas, pois é matéria-prima à mão de semear.
Quando ao "Movimento © Plantar Portugal anuncia, a SEMANA DA REFLORESTAÇÃO NACIONAL, de 23 a 28 de Novembro". Tal como afirmam, uma reflorestação coordenada pelo "movimento, pelos voluntários e pelos Municípios de Portugal. Com a ajuda e colaboração de todos, vamos nessa semana, plantar com respeito pela biodiversidade e pelas espécies autóctones". Quem desejar poderá aceder à página do movimento em http://www.plantarportugal.org/pt/ ou através do Facebook
A foto é minha e serve para ilustrar o que afirmei. Embora seja da outra margem do Mondego facilmente se percebe que a floresta é uma miragem.

4 comentários:

melhafre disse...

parabéns pela ideia,eu próprio ja perguntei a um presidente de junta,se era só vender pinheiros queimados e se nao se plantava nada.ele respondeu k a plantaçao,acarreta custos.
é a vida!!!

Anónimo disse...

Plos vistos, para esse presidente de junta(...)essa tal venda acarreta lucros. Para quem?
para as conveniênias.?.
Portugal não vai a lado nenhum,com estes "viciados do mando"...

Anónimo disse...

mais uma brincadeira semelhante ao "limpar Portugal",
eu este ano já plantei mais de duzentas arvores, compreia-as claro;
deixem-se destes aparatos, Portugal precisa de plantação continuada.

Anónimo disse...

se calhar não levou a televisão;e então antes de o dizer, nós ainda não sabiamos. parabéns pelo bem geral que proporcionou com esse seu gesto, a este Portugal tão D E P E N Á V E L ...
Aparatos nas estratégias é o que está a dar...e até que esse problema se resolva muito tardará...