segunda-feira, 31 de maio de 2010

IX GALA DE PEQUENOS ARTISTAS. 6 de Junho – Cine Teatro de Nelas

IX GALA DE PEQUENOS ARTISTAS

Dia 6 de Junho 2010 – Cine Teatro de Nelas

O ABC de Nelas organiza uma vez mais a Gala de Pequenos Artistas, um festival da canção direccionado às crianças das escolas do 1º ciclo do concelho de Nelas.
Este evento pretende associar-se, como habitualmente, às comemorações do Dia Mundial da Criança.
A Gala de Pequenos Artistas é um dos mais antigos eventos organizados pelo ABC de Nelas e uma incontornável referência cultural do concelho, mais especificamente tendo em conta o público-alvo a quem se dirige, e a comemoração que lhe subjaz.
Acresce referir que a Gala esteve intimamente relacionada com o aparecimento de um projecto pioneiro no nosso concelho – o Projecto de Prevenção Primária para as Toxicodependências “ABC – Na Rota da Vida”. Projecto este que desencadeou diversas sessões de esclarecimento, contacto directo com a comunidade e sensibilização da população concelhia para a problemática das Toxicodependências. E o Projecto, que teve uma grande implementação no concelho e relançou decisivamente o clube, não pode cair no limbo do esquecimento.
A memória preserva-se. As coisas boas da vida exaltam-se.

A Gala é um evento que já conquistou há muito o seu espaço na área das manifestações culturais concelhias, registando sempre das maiores enchentes do Cine Teatro, superando sempre ao longo destes anos a sua lotação, com a presença de mais de 400 pessoas.

Este ano participam na Gala 70 Crianças, divididas por 8 grupos que se apresentam a concurso: Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Aguieira, Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico de Carvalhal Redondo, Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico de Nelas – Avenida (2 grupos), Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico de Nelas – Sede, Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico de Nelas – Serra (2 grupos), Jardim Escola João de Deus – Urgeiriça. De igual modo, participa ainda o grupo de Coordenação Motora do ABC de Nelas, que também vai interpretar uma canção, e o Grupo de Teatro da Escola Dr. Fortunato de Almeida.

A Criança e os Direitos das Crianças são, uma vez mais, a temática central deste ano, no intuito claro de sensibilizar para o papel que todos nós temos na salvaguarda desses mesmos direitos – na prevenção, na sensibilização, nas actuações, na peça de teatro. O âmbito desta iniciativa além de estar na génese e nos fundamentos do ABC de Nelas, visa de igual modo contribuir para reforçar a parceria com a CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Nelas, da qual honrosamente o clube faz parte.

Uma organização desta envergadura não se edifica sem as indispensáveis parcerias – a colaboração do Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida de Nelas e do Agrupamento de Escolas Eng.º Dionísio Augusto Cunha de Canas de Senhorim, e os apoios da Câmara Municipal de Nelas; Junta de Freguesia de Nelas, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida, Intermarché de Nelas, Caixa Geral de Depósitos de Nelas, Banco Santander Totta de Nelas, International House de Viseu, Cabeleireira Ederlinda, Café Elegante II, Centro Paroquial de Vilar Seco e Fotosolar.

A 9ª Gala, a realizar no dia 6 de Junho, vai ser, com o apoio entusiasmante de pais e familiares das crianças participantes, e dos munícipes em geral, mais uma grande e inesquecível festa de quem mais merece – as Crianças.

Contamos com a sua presença!


1 comentário:

Anónimo disse...

Bem-Haja a todos os colaboradores, que com a união dos apoios possíveis, fazem destas iniciativas patamares de felicidade às nossa crianças, criando-lhes incentivos de utilidade, de cultura e de desempenho cívico.
Parabéns, e que outras iniciativas equivalentes se desenrolem nesse tão maravilhoso espírito comunitário, do nosso Concelho de Nelas.(antónio dos 300)