segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Câmara Municipal de Nelas promoveu iniciativa “Saber Viver com a Diabetes”

No âmbito da comemoração do dia mundial da diabetes, a Câmara Municipal de Nelas em parceria com as unidades de saúde de Nelas e Canas de Senhorim realizaram, na tarde de ontem, um encontro de reflexão subordinado ao tema “ saber Viver com a Diabetes”.

Nesta actividade participaram mais de 200 diabéticos que, segundo as palavras da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Dra. Isaura Pedro, na sessão de abertura, tiveram a oportunidade de perceber que o tratamento da Diabetes não se esgota na sua dimensão clínica e terapêutica, vai para além disso, nomeadamente através da adopção de diferentes estilos, formas e comportamentos na vida.

Na senda destes pressupostos, realizaram-se 4 comunicações de naturezas distintas:

· “Ser ou não ser Diabético.” – Dr. Ulrich Rembhnof – Coordenador da Unidade de Saúde de Nelas:

· “Motivar para a Mudança” – Dra. Marina Catarino – Psicóloga da URAP;

· “A Alimentação na Diabetes.”- Dra. Inês Lacerda – Nutricionista da URAP;

· Actividade Física em População com Diabetes.” – Dra. Sónia Baptista Técnica Superior de Desporto da CM Nelas – apresentação do projecto desenvolvido pela CM Nelas.

Este encontro, para além de marcar a comemoração do dia mundial da Diabetes, permitiu sensibilizar a população em geral e ajudou a motivar e a consciencializar a população com diabetes da melhoria da qualidade de vida deste grupo com a simples adopção de um novo estilo de vida assente em práticas e rotinas simples e disponíveis a toda a comunidade.




Sem comentários: