quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sobre o endividamento ou não da autarquia

Embora ache que faz todo o sentido tornar público o provável endividamento da autarquia, sendo ou não verdade não é uma questão que esteja entre as minhas maiores preocupações locais. Desde que exista clareza na contratação de pessoal e que os contratos, no caso de realização de obras, sempre que a lei exige sejam públicos e sem que estejam pré-formatados para alguém, tudo o resto faz parte da gestão do município, sendo que com a crise actual qualquer um de nós pode sentir necessidade de se endividar. A questão é como digo de clareza nos processos, se esta for garantida e se for explicada à população a necessidade de tal endividamento não teremos nada a temer.
Não quero com isto nem defender nem atacar a autarquia, a questão não é esse, mas sim a da transparência dos processos, a qual é necessário em Nelas, mas também em qualquer concelho do país. É bom que os cidadãos tenham consciência disso e que sem a sua intervenção podemos cair num sistema que privilegie as decisões unilaterais como sendo decisões tomadas por todos. E, por outro lado, do lado da autarquia, é importante apostar nesse processo, pois assim envolve na decisão os actores sociais locais e evita uma panaceia de criticas.
Corro o risco de ser mal interpretado, pois é comum confundir-se reflexão (neste caso genérica) com acusação, Nelas não deve ter medo da existência da dita "massa critica", até porque sem ela não se renova, nem se abre ao exterior.

Sem comentários: