terça-feira, 20 de novembro de 2007

Solidariedade Social em Nelas

Acho muito bem que se façam este tipo de iniciativas de solidariedade social. No entanto, estas pecam por escassas. A solidariedade social deve ser constante e sustentada, e não pontual. Temos de perceber que "fazer" solidariedade não se cinge a duas ou três campanhas durante o ano. Então e o resto do ano? Dizem que o Natal devia ser todos os dias, tal como a realização de boas acções. Era bom que nos lembrassemos disso durante o resto do ano, e não só no Natal. Deve ser do espírito natalício. Ou não. Cá para mim deixamo-nos levar tanto pelo consumismo exacerbado, que é uma forma de não nos sentirmos tão mal pelos rios de dinheiro que são "enterrados" em produtos de que não precisamos. Também a pressão é tão grande, que exemplificando, nenhum miúdo consegue resistir a meia hora seguida de publicidade a bonecas que falam, cantam e riem, homens aranha que lançam teias, carros voadores, etc. Tudo isto, no intervalo entre a bonecada. É o mundo que temos. Com tudo isto, lembrei-me daquele perfume que dá na TV. Já volto....


Noticia "In
Diário Regional de Viseu"


Município de Nelas avança com mais uma campanha 'Solidária'

O mês já vai a mais de meio e o Natal não tarda. Com a efeméride costumam aparecer acções de solidariedade promovidas por diversas entidades, públicas e privadas. As autarquias e as instituições particulares de solidariedade social desenvolvem, neste campo, um papel bastante importante.

A Câmara Municipal de Nelas tem vindo a desenvolver como outros municípios, várias campanhas de solidariedade, aproveitando as sinergias relacionadas com as quadras que se estejam, na altura, a viver. À acção decidiu chamar 'Nelas Solidária'.
Neste caso particular do Natal, a autarquia está envolvida numa acção que se prolongará pelo próximo mês, à semelhança do que aconteceu em 2006.
Assim, segundo soubemos junto do município, a iniciativa consta de um peditório nas grandes superfícies comerciais, previsto para os próximos dias 24 e 25. "Esta Campanha vai abranger cerca de 90 famílias carenciadas, identificadas pelo Gabinete de Acção Social, em colaboração com os presidentes de Junta de Freguesia", segundo referiu Isaura Pedro, presidente da Câmara Municipal de Nelas.
Numa primeira análise sobre a acção, a autarquia nelense ressalva o "donativo que a empresa LIDL & CIA efectuou, em termos de artigos não alimentares no valor de15.884 euros, que conforme deixa bem explícito a Câmara Municipal de Nelas, será de "extrema utilidade para a concretização dos objectivos da campanha".
A iniciativa estende-se, contudo, a toda a gente, pois apela à boa vontade da população em todos os dias do ano para um futuro mais justo, harmonioso e solidário.

O objectivo

Tudo começou quando a autarquia, em conjunto com a Rede Social, desenvolveu um projecto de cariz social, desde Novembro de 2006, intitulado "Nelas Solidária", com o objectivo de ajudar as famílias mais carenciadas, identificadas pelo Gabinete de Acção Social, em colaboração com os Presidentes de Junta de Freguesia.
A primeira campanha realizou-se nos dias 20 e 21 de Dezembro do ano passado, na qual foram distribuídos alimentos, roupas, brinquedos, produtos de higiene e móveis, a 27 famílias carenciadas do Concelho.
Seguidamente, decorreu a campanha de Páscoa no dia 17 de Abril, acção que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Nelas e Canas de Senhorim, cujo peditório nos supermercados decorreu nos dias 31 de Março e 1 de Abril deste ano, abrangendo 43 famílias necessitadas. Ainda no corrente ano, foi concretizada a Campanha Escolar, com peditório nas papelarias do concelho no dia 5 de Setembro, e a entrega do material escolar recolhido a ser realizado 19 de Setembro, tendo sido contempladas 13 famílias.

Sem comentários: