sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Camara Municipal de Nelas em postais ilustrados ... e bom Natal a todos...


Postais de Natal

Nos dias que correm, tornou-se comum receber postais de natal, a desejar as boas festas, um ano novo bom, e porventura outros tipos de mensagem, sendo que todas elas andam à volta do mesmo.
Ora, existem aqueles que nos chamam profundamente a atenção. Vai-se a caixa do correio, encontra-se um postal da Camara Municipal de Nelas. "- Elah! Sou um gajo importante, a comunidade politica lembrou-se de mim.-" Fiquei comovido. Tocou-me sinceramente no coração, e acho que foi um gesto bonito. O problema veio depois quando descobri que toda a população de Nelas tinha recebido o mesmo postal. Fiquei desiludido, afinal não era especial. Digamos que me senti um "mourinho" durante uns poucos de minutos. Voltei a terra e encarnei a personagem simples e nada importante.
Passada tamanha decepção, da qual consegui recuperar, pensei cá para comigo. "- Epah então mas numa época em que não se fala noutra coisa senão endividamento, problemas financeiros, crise, etc., mandar estes postais todos para casa das pessoas deve ter custado uma "pipa de massa". Mais do que o dinheiro gasto, é um questão de princípios. A intenção poderá ter sido a melhor, da qual eu não duvido, mas não deixa de poder ser compreendida (por quem quiser) de uma forma negativa. Existe a possibilidade de alguém chamar a isto propaganda politica paga pelos contribuintes em favor próprio. Não estou a afirmar, estou a fazer uma constatação. Como disse por uma questão de principio, se calhar devia-se ponderar mais onde se gasta o dinheiro...

É Natal é Natal...
Sou um critico fervoroso do "espírito natalício" . As pessoas deviam prolongar esse espirito durante o resto do ano.
Afinal o que é o Natal hoje em dia, e o que significa? Pois bem, não passa de pressões consumistas, e apelos ao consumismo exacerbado. No Natal tal como o vivemos hoje, alguém se lembra do nascimento do menino Jesus, ou do significado que isso teve? Não, esse dia está preenchido com as prendas que vamos receber, com os bolos, com a roupa nova, e com as aparências, etc.. O Natal é negocio.
Também acho muita piada aos profetas apregoadores do "fazer bem aos outros" nesta quadra natalícia. Acho muito bem ajudar os pobres, dar-lhes uma ceia com o tradicional bacalhau, e uns miminhos. Mas então... e o resto do ano caraças? As pessoas só têm fome no Natal é? Só precisam nessa época? Deviam ajudar no resto do ano, isso é que era. O problema é que ainda há pessoas que acham que é suficiente só nesta altura, porque pensam que podem comprar tudo, até a salvação das trevas...
Olhem bom Natal...

Sem comentários: