sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Tentativa de roubo de fios de cobre em Santar-Noticia Diario de Viseu

In DIARIO REGIONAL DE VISEU


GNR identifica quatro indivíduos suspeitos de furtar cabos de cobre

A Guarda Nacional Republicana identificou quatro indivíduos, todos eles na casa dos 30 anos, por suspeita de terem tentado furtar centenas de metros de cabos telefónicos numa vinha em Santar

Quatro homens foram identificados como principais suspeitos de uma tentativa de furto de fios de cobre da rede telefónica, levada a cabo em Santar, numa propriedade agrícola próxima da vila.

Os alegados ladrões só não conseguiram concretizar o roubo porque foram surpreendidos por uma patrulha daquela força de segurança, oriunda do posto de Nelas. Os agentes tinham sido alertados pela Portugal Telecom para a possibilidade de alguém estar a tentar roubar os fios.

Ladrões fugiram

Quando os militares chegaram ao local, os criminosos puseram-se em fuga, deixando para trás duas viaturas que estavam a utilizar, além de ferramentas e cabos já cortados. Após algumas diligências, a GNR conseguiu chegar até aos quatro homens. Um deles reside em Mangualde e tem antecedentes pelo mesmo tipo de crime, enquanto que os outros três são de Canas de Senhorim.

A GNR apreendeu as duas viaturas encontradas na vinha: um pesado de mercadorias, que estará registado em nome do indivíduo de Mangualde, e um veículo comercial ligeiro pertencente a uma empresa de Canas de Senhorim. Além disso, recuperaram cerca de cinco centenas de metros de cabos de cobre, que "estavam prontos para enrolar", como explicou fonte daquela força de segurança ao nosso Jornal.

Os militares encontraram ainda quatro tesouras de grandes dimensões destinadas ao corte dos cabos telefónicos, arnês para a subida aos postes, cintos de segurança, bolsas, uma escada de alumínio com seis metros de altura e serras.

A escolha do local para o furto dos fios telefónicos - uma vinha cujo proprietário é o Conde de Santar - não foi "inocente", tendo em conta que a propriedade agrícola conta com caminhos em terra batida bastante largos que permitem a fácil circulação de automóveis de grandes dimensões.

Cabos de telefone tinham alarme

No entanto, os ladrões tiveram azar já que os cabos estavam ligados a um alarme, instalado pela Portugal Telecom, e que tem como objectivo avisar as autoridades assim que os cabos são cortados.

Foi esse sistema que permitiu no ano passado deter, em flagrante delito, um indivíduo que estava a tentar furtar cabos telefónicos na freguesia de Silgueiros, em Viseu.

Segunda apreensão em uma semana

Esta é a segunda vez em poucos dias que a GNR consegue apreender viaturas e equipamento utilizado no furto de cobre. No início da semana e tal como o nosso Jornal noticiou, os militares do posto de Tondela conseguiram interceptar um veículo pesado e outro ligeiro de mercadorias que estavam referenciados pelo uso no furto de cabos de telefone. Na altura, os proprietários conseguiram fugir antes da chegada das autoridades. No interior dos veículos encontravam-se tesouras e escadas que eram utilizadas para os roubos.

In DIARIO REGIONAL DE VISEU

Sem comentários: