Não tive oportunidade de estar presente nas iniciativas culturais, de qualquer modo, da Feira gostei do que vi. Digo isto convicto do facto de que o modelo limita muito. Haverá outros modelos? Este não pode ser melhorado? Podem ser algumas perguntas que ficam. Muito sinceramente creio que este modelo ainda tem muito para dar, têm falhado é as estratégias de comunicação, embora a organização seja boa. Ainda ontem alguém queria saber onde ficava o pavilhão do produtor B ou C e não sabia. Outra pessoa queria ter acesso ao programa cultural.
À Semelhança da Feira do Livro de Lisboa seria bom na próxima edição ter um esquema com a localização dos pavilhões. Por outro lado, falta mais que um programa a que todos possam ter acesso, falta algo absolutamente fundamental - um catálogo da exposição. No último texto sobre a Feira deixei uma proposta que sabia ser tarde para apresentar, mas pode ser um ponto de partida para os próximos anos - a elaboração de um pequeno catálogo com informação sobre os produtores. Sem este qualquer tentativa de promoção da Feira é deitar dinheiro fora, é muito mais óbvio investir na produção de um catálogo do que investir em formas caras de publicidade, pois o catálogo se chegar aos sítios certos e às pessoas certas terá toda a informação de que necessitam.
Estou certo que a médio e longo prazo a Feira pode contribuir para a excelência do vinho da nossa região, não deixo é de expressar a minha preopação face aos pequenos produtores que assim ficam excluídos de participar. Em parte o modelo falha por isso, pois faltam iniciativas capazes de envolverem os produtores de vinho como um todo. Por exemplo, num momento de transição como o que se vive, falo na nossa vinha, faria todo o sentido organizarem-se sessões de esclarecimento onde os menos esclarecidos tivessem acesso a toda a informação. Isto para dar apenas um exemplo. É possível sempre melhorar-se, desde que se saiba escutar a opinião dos outros. Relativamente à organização deste ano, ameaçada como esteve pela chuva, dou os meus parabéns à organização.
Na tarde de sexta, minutos após a inauguração infelizmente a chuva tomou conta do recinto.
Feira do Vinho do Dão em Nelas
As últimas quatro imagens foram enviadas pelos Sr. Jorge Esteves, a quem endereçamos desde já o nosso agradecimento, e representam o outro lado da Feira do Vinho, na qual estão representadas as diversas associações do concelho e algumas da região, neste caso a ADRC do Cimo do Povo.
Sem comentários:
Enviar um comentário