sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Resultados das eleições autárquicas em Nelas de 1976 a 2005

Com a discussão política a definir-se de dia para dia, perfilando-se diversas candidaturas, pelos comentários mais recentes algumas entre inimigos de estimação, sem querer intervir nessa discussão, pois não é esse o papel do blog, apresentamos dados estatísticos das eleições autárquicas em Nelas no dito Portugal democrático. Os dados foram recolhidos do site da Associação Nacional de Municípios Portugueses e correspondem ao apuramento do STAPE (Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral).

Para verem melhor os quadros é favor clicarem nas imagens. Falta informação em diversos casos ou então está incompleta, creio que se todos colaborarem será possível identificar o presidente eleito em cada acto eleitoral.
Resultados das eleições autárquicas em Nelas de 1976 a 2005

Porque motivo diminui em 2001 o número de eleitores?





Resultados das eleições autárquicas em Nelas de 1976 a 2005

Com a abstenção a rondar os 35%, um dos principais desafios do acto eleitoral que se avizinha parece ser aumentar a taxa de participação dos eleitores. Para tal, será necessário que se apresentem candidatos com perfil político e capazes de gerarem confiança, sem esquecer que devem ter um projecto político para o concelho, pois de manobras políticas estamos todos fartos, seja qual for a escala: local, nacional ou internacional. Sem querer apontar o dedo a ninguém, proponho aos candidatos que apresentem as suas propostas com a maior brevidade possível, para serem conhecidas e discutidas com tempo. Nas eleições interessam sobretudo as propostas, a escolha das pessoas dependerá da confiança que gerem no eleitorado no sentido de as concretizarem e da sua identificação com estas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por aquilo que o jornal FOLHA DO CENTRO NELAS diz, o zé Correia e o borges de Silva afinal, NUNCA DEIXARAM DE SER PROFUNDAMENTE AMIGOS.(...)
Em nome da arte,malabarísmo e perspicácia, a areia que estes dois cidadãos lançaram para os olhos, dos enganados eleitores, é que foi eficiente e destraiu-os; de modo a que aquilo que líamos e houvíamos nas parangonas dos jornais locais (Planalto e Correio de Nelas), e nas asembleias municipais, acerca dos seus comportamentos e actitudes, fizeram com que parecerssem lutas figadais, em prol do poder, em prol da ganância, em prol da conveniência, em prol do estatuto desses senhores; mas nunca lutas titânicas dessa natureza, foram em prol do bem-estar da população do concelho de Nelas. Por isto que estamos a assistir, e dado a crise que o País atravessa, não merecerão estes voluntários, que se perca tempo com aquilo que tais licenciados dizem, para nos convencerem a que se vote neles ...

Anónimo disse...

Escandalosamente continuam os vícios, tráficos de influências e factor C a dominar a câmara municipal de Nelas que é já tão bem conhecida por estes motivos ao nível do distrito e diria mesmo a nível nacional. Abriu concurso para técnico superior de desporto (candidaturas apresentadas até hoje, salvo erro) e eu não sabendo o número de candidatos existentes (podem ser 5 ou 50) e muito menos sei de futurologia (arriscava no euromilhoes se assim fosse) sei que essa vaga será ocupada por um tal de frederico, actual funcionário da câmara e em final de contrato. Denuncio esta situação com toda a certeza e prova disso será o resultado do dito "concurso". Infelizmente assim se "trabalha" nesta câmara e a toda a hora surgem os tais "casos de polícia"!