segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Qual o mais grave problema que o mundo enfrenta hoje como um todo? (segundo o eurobarómetro 300 de setembro de 2008)

Qual o mais grave problema que o mundo enfrenta hoje como um todo?
Creio que concordamos que a política local é uma das nossas maiores preocupações no caso da escala ser o concelho, até porque é sempre muito difícil investir-se em estudos à escala local, a não ser que tenham objectivos precisos ou sirvam interesses. Como sabem, sobretudo desde o início do Verão até hoje ocorreu um agravamento da crise financeira, bem como da taxa de criminalidade, que, para quem não sabe, é um grave problema nas grandes cidades, eu que o diga pois já fui contemplado como sabem. Serve esta pequena introdução para partilhar com os visitantes os resultados do Eurobarómetro 300 (69.2) de Setembro último, sobre alterações climáticas mas com um gráfico sobre qual o mais grave problema que o mundo enfrenta hoje como um todo, cujos resultados no caso de Portugal foram recolhidos através de 1001 entrevistas realizadas entre 26 de Março e 24 de Abril de 2008. Podem aceder a parte do estudo, neste caso em língua portuguesa clicando no seguinte link.
Qual o mais grave problema que o mundo enfrenta hoje como um todo?

Qual o mais grave problema que o mundo enfrenta hoje como um todo?
Pelo gráfico verificamos que na altura a "Pobreza, falta de comida e água potável" era a maior preocupação quer na Europa quem em Portugal, surgindo apenas em 5.º lugar "Uma queda global da economia", neste caso trata-se de uma categoria que merece maior destaque por parte dos entrevistados portugueses. Sensivelmente meio ano após a recolha dos dados seria interessante verificar a manutenção ou não das tendências de resposta.
Como acima refiro, faltam estudos destes para a escala concelhia, neste caso mais em formato de sondagem, sobretudo quando as energias estão quase exclusivamente canalizadas para as tricas políticas. Não vejo na nossa terra qualquer preocupação, por exemplo, com o estado das ETAR (estações de tratamento de águas residuais), embora se saiba que são poucas as que realmente funcionam. Não vejo, igualmente, qualquer preocupação relativamente à poluição dos solos, porventura mais grave que a radioactividade. Nem vejo qualquer tipo de preocupação quanto a eventuais critérios das forças de segurança em situações por todos mais ou menos conhecidas. O rol de exemplos não caberia neste blog no caso de elaborar uma lista.
Atenção que não estou com as minhas palavras a sugerir que o poder político é o culpado. Nada disso. Até porque como cidadãos temos uma palavra a dizer, o problema é que quando alguém diz alguma coisa os outros não se limitam a apresentar a sua opinião, muitas vezes nem o fazem, preferem mesmo descontruir o que se possa fazer, situação aliás recorrente por parte de alguns visitantes do blog. Quem me conhece um pouco sabe que acredito que a participação activa de todos, através de diversas formas, é a única maneira de levar o poder político a agir, isto na medida que determinado tema ganha estatuto para figurar na dita agenda política.
Qual o mais grave problema que o mundo enfrenta hoje como um todo?

Sem comentários: