segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Quem definem quais as prioridades locais?

Relativamente ao comentário deixado neste blog no dia 17 a sugestão é boa mas cabe-nos a todos. Durante a existência do Nelas Virtual escuto comentários do tipo "nós também temos um blog preparado mas...". Pois é, de intenções está o mundo cheio. Falar é sempre mais fácil, mas na prática, por comodismo ou por receios de retaliação, tudo acaba antes de ter terminado o primeiro suspiro.
Este é certamente o momento ideal para se inventariarem os problemas do concelho, só assim se forçam as anunciadas candidaturas a ouvir-nos. A questão é que esse esforço terá de ser conjunto, o que exige de todos vontade e coragem. Poderíamos organizar algumas sessões nas quais, de forma livre, fossem debatidos os problemas do concelho, contudo que de pouco serviriam, por um lado, porque o mais certo seria não aparecer ninguém e, por outro lado, no caso de alguém aparecer estaria provavelmente a defender os interesses do seu partido. Como sabem não tenho qualquer interessa pela vida político-partidária, todavia enquanto cidadãos acredito que temos um papel a desempenhar. Aliás é o que se tem tentado fazer aqui, embora de forma ténue, ainda que cause desgostos políticos a algumas pessoas e nos posso colocar na lista negra, certamente porque não percebem que desejamos o melhor para a nossa terra, embora seja sempre o nosso ponto de vista.
Creio que neste momento, enquanto cidadãos, o melhor que se pode fazer é exactamente inventariar o rol de problemas que nos afectam e sugerir prováveis soluções. Se nos escutarem é porque a nossa iniciativa valeu a pena, se ignorarem o nosso esforço será porque ignoram os cidadãos, o mesmo é dizer que apenas querem sacar votos. Para evitar que tal aconteça, a sugestão que deixo não é nova: vamos procurar identificar os principais problemas do concelho e posteriormente discutir soluções. Se cada um identificar 5 problemas acredito que durante os próximos meses a lista será suficientemente exaustiva para obrigar os candidatos a ter em conta pelo menos alguns aspectos que contenha.

9 comentários:

Anónimo disse...

Problemas do concelho? Nessa terra apenas se preocupam com os problemas dessa terra e em ir buscar recursos a todo o concelho. Volta e meia faz-se qualquer coisa para disfarçar e está o resumo feito.

Fazer um blog é das coisas mais fáceis do mundo. Vão dar uma espreitadela à terra que insistem em subjugar e desconsiderar para ver como se pode discutir, promover, reivindicar, etc (bem e mal) e pelo menos há 5 anos.

E percam de uma vez o complexo de inferioridade que vos leva a tratarem todos os outros de forma reles.

Anónimo disse...

O comentador da opinião anterior deve chamar as coisas pelos nomes.
asim com esta maneira de expressar não se sabe nem o quer dizer, nem as pesoas que gosta de atingir, nem a terra que gostava de vêr beneficiada, mesmo em prejuizo de outras que, porventura e eventualmente, tenham sido até mais fieis às preferências dos mandantes; todos ao mesmo tempo e com os atropelos que a oposição tem imposto, não foi possível fazer obra em maior quantidade.O principal culpado, foi sempre a oposição !!!

Anónimo disse...

EU também acho que, com os atropêlos que a oposição tem tido a coragem de desempenhar e, tem tido a necessidade de pôr em prática através das assembleias municipais,não é possível a nenhum conjunto de resposáveis saídos de eleições livres, (sejam eles os mais pintados),desempenharem com o brilho desejado e necessário, perante o seus eleitores, o seu programa eleitoral.Quando se enfrenta uma oposição, com estes sentimentos, com esta ganância e fome do poder instituído, e, desempenhado por essa qualidade de pessoas,O POVO TEM QUE CONTINUAR ESPERANDO SENTADO OBRA FEITA,PORQUE TARDE É O DIA EM ESSAS OBRAS APAREÇAM...uma oposição de bota-a-baixo, sem ideias coordenantes como esta, é possível num estado democrático, ou seja num estado partidocrático,MAS NUNCA É CONVENIENTE,para o bem do empobrecido e desconfortado eleitorado, do Concelho de Nelas,COM AS SUAS NOVE FREGUESIAS...!!!...

Anónimo disse...

Em troca do desconforto dos eleitores, mas agora a nível de PAÍS democrático, desculpem PAÍS PARTIDOCRÁTICO, que se chama ainda PORTUGAL, estão a aparecer em primeiras páginas nos jornais, tristes novidades,tais como: há políticos neste País a comprarem imóveis com malas de dinheiro vivo, Segundo o ex-bastonário da ordem dos advogados,Sr.Lima/jornalcrime.Mãe de sócrates compra casa sem empréstimo, com rendimento declarado ás finanças de 250euros.e outras no correio da manhã de 31.1.09. Enfim políticos, que parece que estão a lêr livros que compram nesse continente africano...o povo é sereno dizia pinheiro de azevedo...

Anónimo disse...

Parece incrivel como é que há gente que aceita dar a cara(ou apenas os dedos, porque a cara não dão) para defender os DITADORES, DESUMANISTAS E CENTRALIZADORES QUE NOS GOVERNAM EM NELAS.
Então a oposição é que tem culpa de não poderem trabalhar?
Não foram eles que desbarataram a maioria?
Não são eles que atropelam a democrtacia?
Não são eles que elegem inimigo quem não concorda com eles?
A Srª Presidente de Câmara é eximia!!!
Como ela tratou o Sr. Carlos na reunião com a Direcção do Nelas!!!
Como ela deixou, nessa reunião que o Presidente Cavaca insultasse o Vice Presidente repescado sem dar dois murros na mesa!!!!
A oposição não tem culpa.
Quem tem culpa é a população que está fora dos partidos e que ainda não cospe para o chão quando eles passam.....
HAJA VERGONHA.

Anónimo disse...

Falando do S.L. e Nelas.
Será que as pessoas ligadas ao futebol do Nelas, não se deram conta que não é com orçamentos irreais, digo a roçar o absurdo, que dão prestigio ao clube, e muito menos ao que se costuma dizer “ao concelho”. Qualquer colectividade deve viver com os seus próprios fundos, e não estar a espera do dinheiro do erário público. No caso em concreto já vasta umas instalações e sua manutenção a custo zero. Contribuição do erário público só em casos excepcionais.
Assentem os pés no chão, entrem no mundo real, repito real e vão ver que os problemas esfumam-se.
Habitante deste lindo concelho.

Anónimo disse...

concordo plenamente e apoio totalmente o Habitante deste lindo Concelho de Nelas com as suas 9 freguesias.P'lo tempo,p'lo uso,p'lo excesso de valores monetários atribuídos ao longo dos tempos,p'la comudidade, p'la fraca elasticidade de valores de gestão,p'la agradibilidade do gesto político em adquirir votos,; o S.L.N.nunca irá a lado nenhum.

Anónimo disse...

Senhores gestores do Sporting Lisboa e Nelas, Vejam e Copiem a elasticidade e dinamismo,a organização, o bairrismo,e a coordenação de outras colectividades cá desta nossa linda terra.A Câmara está farta de despejar dinheiro no SLN, e ninguém nota ao longo dos tempos qualquer evolução que nos agrade!!!!.Essas direcções parece-nos, que se tornaram subsídio-dependentes de dinheiros públicos...A Câmara paga, não pode ser...CHÊGA, BASTA,

Anónimo disse...

Nós também cá na Póvoa da Roçada também achamos que, o SLN em vez de continuarem a insistir na área do futebol,deve explorar outras experiências,tais como capinar (tirar capim dos passeios) deste nosso lindo Concelho de nove freguesias,já que no século XII, os habitantes destas terras tinham muito gosto, muito brio,e muito orgulho por elas.!.!.! Quanto ás instalações, promovam concertos de música, mas com música e músicos que mereçam o espaço, o esforço da CMN para o manter assim como está.!.!.!