domingo, 15 de novembro de 2009

De Nelas para Copenhaga, que exemplo?

Vai realizar-se brevemente a Cimeira de Copenhaga que, para quem não sabe, é genericamente uma cimeira global pelo clima. Tenho com frequência referido a questão da mudança climática e a necessidade de se intervir com urgência e a todas as escalas, pois já não serve o argumento: "isso é longe não nos afecta". Relembro os recentes exemplos da alteração em poucos anos do calendário das vindimas e da apanha da azeitona, reparem na rapidez da mudança. Se não se fizer nada com urgência não sabemos onde tudo isto vai parar.
Anteriormente, em tempo de crise, as questões ambientais eram sacrificadas com o argumento do crescimento da economia, embora se saiba que o ambiente é uma das principais áreas da economia. Ao contrário do que nos querem fazer entender, cuidar do ambiente pode ser cuidar do emprego. Por exemplo, nunca entendi porque não ligamos à nossa floresta. Em tempos idos, embora as opções não tenham sido as melhores, a florestação do país serviu para fixar as pessoas aos campos. Poderíamos sempre retirar a parte boa de tais exemplos e colmatar as lacunas. Estaríamos assim a investir no futuro e minimizar o problema do desemprego que tanto afecta o país e a região.
Falei em ambiente mas as alterações climáticas não são um problema climático, ainda que o debate se tenha iniciado por essa via. São um problema mais vasto e a exigir medidas concretas, pois o impactos que venham a gerar não são exclusivamente sobre o clima, são sobretudo sobre as populações. Veja, por exemplo, que com a subida de temperatura diminuem recursos como a água, o que afectará o abastecimento público e a agricultura. Por outro lado, aumenta o risco de ocorrerem fenómenos extremos, como tempestades, vagas de frio, ondas de calor.
Problemas assim exigem uma resposta de todos nós, mas é ao poder político que cabe grande parte desse esforço, em parte na sensibilização dos cidadãos, mas sobretudo a darem o exemplo, não só diminuindo a sua pegada ecológica, mas implementando programas locais que contribuam para a diminuição dos gases com efeito de estufa. Como cidadãos cá estaremos para dar o nosso melhor contributo.

Sem comentários: