quinta-feira, 18 de março de 2010

Festa da Primavera 2010

Tem início no próximo dia 20 de Março, a Festa da Primavera/Semana do Teatro promovida pela Câmara Municipal de Nelas e que se prolonga até ao próximo dia 27 de Março. Pretende-se que esta Festa seja um elo entre a autarquia e munícipes, nas mais variadas faixas etárias, dos 3 aos 80 anos, um elo de proximidade cultural assente num programa diversificado (música, animação, teatro, desporto, ambiente e novas tecnologias), fruto das parceiras estabelecidas, quer com as Escolas do Concelho, quer com as Associações locais.

A Festa da Primavera apresenta este ano algumas novidades, nomeadamente na área do ambiente, com a adesão da autarquia ao projecto nacional “Mãos à Obra! Limpar Portugal”, que no dia 20, vai permitir a recolha de monos e entulhos espalhados indevidamente e ilegalmente por diversos espaços florestais do Concelho e, simultaneamente, a plantação de árvores nesses locais, uma iniciativa à qual a autarquia aderiu também, promovida pela Representação da Comissão Europeia, Autoridade Florestal Nacional e Associação Nacional de Municípios Portugueses e que assinala o Dia Mundial da Biodiversidade. Ainda no ambiente, serão desenvolvidas ao longo da semana, actividades lúdico-pedagógicas em todas as Escolas do 1º CEB do Concelho, numa acção de sensibilização e consciencializaçao de todas as crianças para a importância da defesa da floresta e preservação do meio ambiente. No âmbito do Projecto Eco-Nelas tem lugar na Escola E.B. 2,3 Fortunato de Almeida, dia 22, o Festival do Vento, uma exposição de ervas aromáticas e no dia 25, na Quinta da Cerca a plantação de árvores pelos alunos da Escola Secundária de Nelas.

À Festa da Primavera, associa-se também a Semana do Teatro, resultado do esforço desenvolvido pela autarquia, através da sua equipa de animação cultural, em colaboração com as escolas. Assim, dia 23, pelas 21h30, sobe ao palco do Edifício Multiusos de Nelas o Grupo de Teatro da Escola Secundária de Nelas com a peça “Histórias Des(encantar) e no dia 24 o Grupo de Teatro da Escola E.B. 2,3 Dr. Fortunato de Almeida apresenta a peça “Trajectórias”. Realce para a exibição do “Grupo de Teatro Amador Pais Miranda de Canas de Senhorim”, na sexta-feira, 26 de Março e do “Grupo de Teatro Sennas em Palco” de Seia, no sábado, dia 27. Durante a semana “A Casa do Gaspar, a viagem”, teatro infantil, percorre as escolas do 1º CEB e jardins de infância e no dia 25, os alunos da Escola Secundária de Nelas declamam na Biblioteca Municipal “Poesia de Primaversus” e exibem o filme “Hotel 5 Espectros”. Na manhã de Sábado, dia 27, pelas 10h30, pais e filhos podem associar-se a “Gaspar no Mundo dos Objectos”.

O início dos mini-concertos “Primavera e Música nas Escolas” é outra aposta da autarquia nas crianças, um investimento na formação cívica e social e que pretende potenciar a Escola Municipal de Música, a funcionar no Cine-Teatro Municipal.

Os utentes dos Lares e Centros de Dia, numa faixa etária dos 55 aos 100 anos, não foram esquecidos e no dia 24, deslocam-se à Biblioteca Municipal para assistirem à peça “Momentos de Teatro: Cargas e descargas… (De)vida”, no âmbito do Projecto Ternura e nos dias 22, 23 e 26 ao Espaço Internet para participarem na iniciativa “Tempo Feliz, Internet Sénior”, laboratórios de informática.

A vertente desportiva é preenchida com a actividade “Água e Movimento”, hidroginástica, actividades lúdicas e pólo aquático, na Piscina Municipal Coberta, no dia 21 de Março, pelas 9h30, para crianças, jovens e adultos. No dia 25, pelas 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho tem lugar a apresentação dos décimos Jogos Desportivos do Concelho.

2 comentários:

CanenseOutConcelho nelas disse...

façam lá as festas, como municipe OUT sinto-me "roubado" pela concentração em nelas de tudo,

"podiam pelo menos fazer a actividade de hodroginastica na PISCINA AQUECIDA DE CANAS", ou fazer um jogo de futebol de cinco (solteiros-casados) no " 1º PAVILHÃO COBERTO DE CANAS DE SENHORIM

andem lá comilões, comam tudo, mas tudo mesmo, até as cascas das batatas

Anónimo disse...

SERÁ TANTO ASSIM?
comilões. acho que não deva ser, tal qual.
Dirigir nunca foi fácil, mas quando o dirigir possa ser percebido POR TENDENCIOSO, custa muito,aceitar esse dirigismo.
Temos que, AGORA TER MUITA PACIÊNCIA ATÉ NOVAS ELEIÇÕES...