terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Manuel Marques com queixa-crime por Difamacao

Noticia retirada do Jornal Publico Online


Associação Ambiente em Zonas Uraníferas

Associação ambientalista apresenta queixa-crime contra vereador de Nelas por difamação

22.01.2008 - 12h02 Lusa

A associação Ambiente em Zonas Uraníferas (AZU) anunciou hoje ter apresentado uma queixa-crime por difamação contra o vereador da Câmara de Nelas Manuel Marques, que acusa de ter chamado "terrorista político" ao seu presidente, António Minhoto.

António Minhoto disse que a acusação foi feita por Manuel Marques a propósito da recente denúncia da AZU sobre a poluição na Ribeira da Pantanha, numa extensão de quatro quilómetros, entre a Barragem Velha da Urgeiriça (Canas de Senhorim) e o Rio Mondego, no concelho de Nelas.

Depois de António Minhoto ter atribuído a poluição a um pólo empresarial de Canas de Senhorim "que a autarquia tem de saber cuidar, criando condições para as empresas se instalarem, especialmente ao nível do tratamento dos resíduos industriais", o vereador Manuel Marques disse que "esse senhor é um terrorista político que quer destruir o concelho de Nelas", segundo o “Jornal de Notícias” de 11 de Janeiro.

Por considerarem esta afirmação "deselegante" e que "não corresponde nem à situação em causa, nem à postura da AZU desde a sua fundação", os órgãos sociais da associação decidiram avançar com uma queixa-crime contra Manuel Marques.

Contactado pela Lusa, o vereador Manuel Marques (PSD/CDS-PP), responsável pelo pelouro do Ambiente, confirmou ter chamado a António Minhoto "terrorista político", uma atitude da qual diz não estar "nada arrependido".

"Ele faz política de qualquer maneira, de uma forma terrorista", referiu, ao justificar o epíteto, acrescentando que a afirmação aconteceu num contexto de "um encher de ataques, quer pessoais, quer políticos".

A associação ambientalista lembra que foi criada em 2003, "para salvaguardar a existência de um melhor ambiente" na região, onde esteve sedeada a Empresa Nacional de Urânio (ENU) e durante décadas foi explorado aquele minério.

"A AZU contribuiu, com a sua insistência, para que o problema assumisse uma dimensão nacional, permitindo que a recuperação ambiental se iniciasse e fosse realizado um estudo epidemiológico sobre o impacto da radioactividade nas populações", acrescenta.

Por entender que todas as actividades que desenvolveu foram "sempre realizadas no mais estrito respeito pelas instituições e pelas pessoas", a AZU considera "abusivo o epíteto" atribuído ao seu presidente.

Manuel Marques referiu que tudo faz "em defesa dos industriais do concelho", garantindo que no caso da poluição da Ribeira da Pantanha, estes estão a agir dentro da lei. "Os parâmetros das descargas estão dentro dos parâmetros legais".

António Minhoto já recebeu a solidariedade da comissão dos ex-trabalhadores da ENU, da qual tem sido porta-voz, e também da associação ambientalista Amigos da Serra da Estrela.

Sem comentários: